Verifique itens para adicionar ao carrinho. selecionar tudo
O enunciado utilizado na epígrafe desse texto se coaduna com essa proposta de publicação, ou seja, essa coletânea constitui um “tempo de ensaio” para a escrita dos nossos alunos da Graduação. Tal publicação é fruto dos resultados dos trabalhos finais desenvolvidos na Disciplina de FUNDBRAS-Fundamentos da Cultura Literária Brasileira, ministrada durante o segundo semestre de 2017 e que privilegiou em sua ementa, um exercício das mais variadas leituras sore o Brasil.
Vale ressaltar que a produção discente deve ser desenvolvida e incentivada em diversas situações: no decorrer da Graduação, por meio dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, na participação dos alunos na iniciação científica (institucional, interna e voluntária), nos estágios extracurriculares e/ou curriculares, na apresentação de trabalhos em encontros científicos, nos trabalhos de conclusão de curso e na publicação de artigos. Dentro dessa perspectiva, acreditamos que o incentivo à publicação dos nossos alunos de Graduação constitui, na expressão de Pedro Demo “um processo de competência humana, com qualidade formal e política, encontrando no conhecimento inovador, a alavanca principal da intervenção ética”.
Essa iniciativa se encontra articulada ao que hoje vem sendo um dos grandes desafios da produção acadêmica, qual seja, a socialização do conhecimento produzido na Universidade, em especial, dos alunos da Graduação, tendo em vista que, na Pós-graduação, a publicação é uma das exigências das agências de fomento. Dessa forma, é por meio de iniciativas, ainda que pequenas, como esta, que se lançam as sementes para a formação do futuro pesquisador e também do professor-pesquisador.