Skip to Store Area:

Loja Virtual

TEMPO DE ESCRITA 3: IMAGENS DA CULTURA E DA LITERATURA

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

TEMPO DE ESCRITA 3: IMAGENS DA CULTURA E DA LITERATURA

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em Estoque.

R$56,00
Acrescentar itens ao carrinho Comprar

Descrição Rápida

Tempo de Escrita 3: Imagens da Cultura e da Literatura – Rio de Janeiro/RJ: Editora Ixtlan, 2019

ISBN: 978-85-8197-794-2 - Literatura brasileira 2. Ensaios - CDD B869 - 318 p.



Na presente obra, apresentamos uma compilação de textos de alunos de graduação, o que consideramos muito importante em um processo de formação inicial, ancorado em uma formação crítico-reflexiva, tendo como justificativa a necessidade de espaço para o debate acadêmico-científico.

No âmbito da formação acadêmica, consideramos de fundamental importância a produção científica como forma de contribuir com a sociedade. No entanto, na graduação contamos simplesmente com os estágios curriculares e a iniciação científica. Dessa forma, propomos, com esse trabalho, de caráter científico, articulado com a formação acadêmica, um enriquecimento das temáticas abordadas, através das participações dos acadêmicos com os seus textos.

Essas produções, dos alunos de graduação, em termos didático-pedagógicos, é uma forma de empoderamento do gênero acadêmico, o que contribui significativamente para a produção científica desses futuros profissionais. Dessa forma, o “aprender fazer fazendo” torna-se um aliado para aquisição de habilidade de produção escrita do gênero acadêmico científico, rechaçando as dicotomias como aquele que pesquisa (acadêmico/teórico) e aquele que executa (profissional/prático) (NUNES E CUNHA, 2007; LÜDKE, 2005; SWALES, 2004).

Compreendemos que é por meio de trabalhos como este que, satisfatoriamente, apresentamos que a sociedade toma conhecimento dos resultados do processo ensino-aprendizagem – no âmbito das salas de aula de graduação – socializando as experiências na produção de conhecimentos mediados pelo professor.

Além disso, a publicação ou divulgação das produções dos alunos de graduação é uma forma de trabalhar a autoestima desses graduandos, além de contribuir para a democratização da ciência tão necessária nesse país, onde a desvalorização do ensino, especialmente na área de ciências humanas, é cruelmente enfrentada pelos que, vocacionalmente, fazem parte desse campo.

Propomos com essa coletânea de textos de alunos de graduação fomentar uma formação crítico-reflexiva, na qual a produção e publicação são as respostas mais audíveis de que o nosso trabalho é relevante e necessário em uma sociedade essencialmente humana.

Os Organizadores -     

Ilha do Fundão – maio de 2019

Acrescentar suas Tags:
Acrescentar Tags
Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.