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No primeiro artigo, intitulado Análise de Discurso em contos de fadas, o ethos do monstro em Shrek, Adielson Ramos de Cristo procura fazer uma caracterização da representação discursiva de Shrek no filme de mesmo nome. Para isso, recorre à teoria da Análise de Discurso francófona, mais precisamente à obra de Maingueneau (2006, 2008).
No segundo artigo, Discurso e imaginário urbano sobre “trabalho”: analisando o livro didático, Rogério Luid objetivou tecer considerações sobre a representação do trabalho em um livro didático de Língua Portuguesa, recorrendo, para isso, à teoria da Análise de Discurso francófona e a noções como ideologia, formações imaginárias e formações discursivas, basilares para a corrente teórica em que se pauta o artigo.
No terceiro artigo intitulado Considerações acerca de um 3º paradigma na linguística do século xx: focalizando o pensamento de Heine, Nordélia Neiva e Diego Santos pretenderam à luz da Linguística de texto e do pensamento de Heine (2010), discutir sobre a existência de um novo paradigma para os estudos linguísticos, indo além do formalismo e funcionalismo apontados pelos estudos linguísticos tradiconais, conforme propõe Heine (2010).
No quarto artigo, cujo título é A construção de sentido em livros didáticos, Myrian Crusoé pretende desenvolver reflexões acerca do modo como se dá a construção de sentidos em textos diversos encontrados nos livros didáticos de Língua Portuguesa, recorrendo, para tanto, à teoria da Linguística de texto e a noções de texto e metáfora do iceberg.
No quinto artigo, intitulado O tratamento do texto em livros didáticos de Língua Portuguesa, Palmira Heine pretende fornecer contribuições para a reflexão sobre o tratamento e o conceito de texto presentes no livro didático Projeto Araribá de Língua Portuguesa da oitava série. Recorre, para tanto, à Linguística Textual nas suas três fases e mostra que o texto ainda é abordado de forma insatisfatória no referido manual.
No sexto e último artigo, intitulado A escrita como prática social, Lícia Heine objetiva fazer uma reflexão acerca da noção de escrita, desde a antiguidade clássica, com os gregos, até os dias atuais, ancorando-se principalmente na Linguística de texto. A autora traz à baila em seu artigo noções importantes como as de oralidade, letramento, fala e escrita.