Disponibilidade: Em Estoque.
O fluminense Carlúcio Oliveira Bicudo é autor de Histórias de Perequê & Açu e Viagem através da História. Pai de Anthony e Gabriel e marido de Vanilda. Juntos, formam uma família feliz.
Quando criança, sua mãe costumava contar histórias da carochinha e de assombrações enquanto escolhia grãos de café, ao redor da mesa, com os seus outros sete filhos.
Para alguns estudiosos, essa forma de contar histórias é o que chamam de “tradição oral” — passando as belas histórias de boca em boca, contribuindo, de certa forma, para sua perpetuação de uma geração a outra.
Ele se lembra muito bem do Sr. João Bittencourt. Homem sério, mas bom contador de “causos”, com sua barba branca, sentado à porta do estabelecimento de seu pai. Contava-lhe causos de assombrações, como da mula sem cabeça, saci-pererê, boitatá e muitos outros, e era ouvido atentamente.
Justamente nesse período, esboçou seus primeiros engendramentos, reescrevendo e desenhando fatos ocorridos na cidade em folhas de papel de embrulhar pão.
Tem grande fascínio por Monteiro Lobato, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Maria Clara Machado, Jorge Amado, Lygia Fagundes Teles, Pedro Bandeira e, mais recentemente, pelos autores Paulo Bentancur e o amigo e mestre, Nilto Maciel (In Memoriam).
Segundo ele, escrever contos, crônicas e poemas constitui um momento único e prazeroso que ocorre espontaneamente. Em seguida, procura passar as ideias já concebidas diretamente para as páginas brancas do Word.
Costuma fazer poucas anotações. O resto vai de inopino, brotando diretamente da mente.
Carlúcio acredita que todos já devem ter ouvido histórias de Pedrinho e Narizinho, Pedro Malasartes, as inúmeras lendas gregas, os infindáveis contos dos Irmãos Grimm e tantos outros.
Ele, ao escrever esses contos, usou de toda a sua imaginação para dar vida aos lendários personagens. As lendas já existiam antes mesmo de ele ter nascido, mas pegou apenas o gancho dos mitos e as transformou em fantásticos contos.
Espera-se que cada leitor possa saborear, visualizando com a mente as personagens e os locais descritos, como se fizesse parte da história.
Lendas de Paraty – São Paulo/SP - Ed. Ixtlan, 2014
ISBN: 978-85-8197-179-7 1.Literatura brasileira. 2.Título CDD B869.1