Skip to Store Area:

Loja Virtual

Pesquisando o texto e o discurso - Lícia Heine & Palmira Heine

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

Pesquisando o texto e o discurso - Lícia Heine & Palmira Heine

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em Estoque.

R$15,00
Acrescentar itens ao carrinho Comprar

Descrição Rápida

Este livro pretende reunir artigos escritos pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa do Discurso- NUPED, situado no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e que tem como campo de estudo a Linguística de Texto e a Análise de Discurso francófona. O Núcleo de pesquisa do Discurso localiza-se no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, e tem como objetivo básico fomentar o estudo do texto e do discurso, à luz da Análise de Discurso e Lingüística textual, abrindo um importante espaço de debate de temas relevantes para os estudos da linguagem atualmente. Desse modo, os artigos reunidos nesta obra versam sobre temas debatidos no âmbito das pesquisas realizadas no referido núcleo e constituem, sem dúvida, discussões relevantes para as correntes discursivas da Linguística contemporânea. Apresentam-se então seis artigos, escritos por estudantes graduados, de pós-graduação, mestrado, doutorado e também por professoras universitárias.


No primeiro artigo, intitulado Análise de Discurso em contos de fadas, o ethos do monstro em Shrek, Adielson Ramos de Cristo procura fazer uma caracterização da representação discursiva de Shrek no filme de mesmo nome. Para isso, recorre à teoria da Análise de Discurso francófona, mais precisamente à obra de Maingueneau (2006, 2008). No segundo artigo, Discurso e imaginário urbano sobre “trabalho”: analisando o livro didático, Rogério Luid objetivou tecer considerações sobre a representação do trabalho em um livro didático de Língua Portuguesa, recorrendo, para isso, à teoria da Análise de Discurso francófona e a noções como ideologia, formações imaginárias e formações discursivas, basilares para a corrente teórica em que se pauta o artigo. No terceiro artigo intitulado Considerações acerca de um 3º paradigma na linguística do século xx: focalizando o pensamento de Heine, Nordélia Neiva e Diego Santos pretenderam à luz da Linguística de texto e do pensamento de Heine (2010), discutir sobre a existência de um novo paradigma para os estudos linguísticos, indo além do formalismo e funcionalismo apontados pelos estudos linguísticos tradiconais, conforme propõe Heine (2010). No quarto artigo, cujo título é A construção de sentido em livros didáticos, Myrian Crusoé pretende desenvolver reflexões acerca do modo como se dá a construção de sentidos em textos diversos encontrados nos livros didáticos de Língua Portuguesa, recorrendo, para tanto, à teoria da Linguística de texto e a noções de texto e metáfora do iceberg. No quinto artigo, intitulado O tratamento do texto em livros didáticos de Língua Portuguesa, Palmira Heine pretende fornecer contribuições para a reflexão sobre o tratamento e o conceito de texto presentes no livro didático Projeto Araribá de Língua Portuguesa da oitava série. Recorre, para tanto, à Linguística Textual nas suas três fases e mostra que o texto ainda é abordado de forma insatisfatória no referido manual. No sexto e último artigo, intitulado A escrita como prática social, Lícia Heine objetiva fazer uma reflexão acerca da noção de escrita, desde a antiguidade clássica, com os gregos, até os dias atuais, ancorando-se principalmente na Linguística de texto. A autora traz à baila em seu artigo noções importantes como as de oralidade, letramento, fala e escrita.
Acrescentar suas Tags:
Acrescentar Tags
Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.